Hipertensão (Pressão Alta)

O que é a Hipertensão?

A hipertensão é um estado clínico no qual a pressão dentro das artérias é elevada. Ao se contrair, o coração bombeia sangue pelo corpo todo, irrigando os músculos e os órgãos.
Há dois tipos de pressão arterial:

  • A pressão arterial sistólica (a pressão que ocorrem nas artérias quando o coração se contrai e bombeia o sangue para dentro do corpo), que é a pressão máxima quando o coração se contrai.

  • A pressão arterial diastólica (a pressão nas artérias quando o coração relaxa entre duas batidas e se enche de sangue), que é a pressão mínima quando o coração relaxa.

A variação normal para pressão arterial sistólica é de 90-140 mmHg e a variação normal para a pressão arterial diastólica é de 60-90 mmHg. Se a pressão arterial for de 140 (pressão arterial sistólica) / 90 (pressão arterial diastólica) ou mais em condição de repouso, fica caracterizada a hipertensão.
 

O que causa a Hipertensão?

Na maioria dos casos, a razão da hipertensão é desconhecida. Este tipo de hipertensão é chamado de hipertensão primária ou essencial. Quando a causa é conhecida, ela é chamada de hipertensão secundária. Dentre as razões da hipertensão secundária, temos a doença renal crônica, doença das artérias renais e distúrbios endócrinos.

Se você sofre de alguma doença e gostaria de saber mais sobre a participação em ensaios clínicos, preencha o formulário e entraremos em contato para fornecer mais informações.

©  2003 por CCBR Brasil Centro de Pesquisas e Análises Clínicas                                                                         

Rua Mena Barreto, 33 - Botafogo - Rio de Janeiro

Tel: 021 2527 - 79 79

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Google ícone social Places