A dor é um sentimento desagradável, frequentemente causado por impactos intensos ou prejudiciais (estímulo), tais como tropeços, queimaduras, cortes e pancadas. A maioria das dores é resolvida imediatamente, assim que o estímulo é removido e o corpo se cura; mas, às vezes, a dor persiste apesar da remoção do estímulo e aparente cura do corpo e, às vezes, a dor aparece mesmo com a ausência de qualquer estímulo, lesão ou doença detectável.

A dor é um sintoma em muitos estados clínicos, e pode interferir significativamente na qualidade de vida e no funcionamento geral do corpo de uma pessoa. Fatores psicológicos, tais como alegria, infelicidade e perturbação podem modular significativamente a intensidade e o desprazer da dor.

Os cientistas sempre sonharam em poder medir a dor de maneira objetiva. No entanto, é bem provável que isto nunca se torne possível, pois a dor é uma percepção subjetiva multisensorial, e não pode ser medida com um simples número.

Uma dor que dure um período de tempo longo (3 meses ou mais) é chamada de crônica, e a dor que se resolve rapidamente (em até 3 meses) é chamada de aguda. Uma outra definição popular de dor crônica, que não envolve nenhuma duração estabelecida de forma arbitrária é “dor que permaneça para além do período esperado de cura”.

Em média, 16% da população mundial sofrem de dor crônica. Infelizmente, a maioria dos pacientes com dor crônica é tratada de forma deficiente, devido à falta de tratamento eficaz. Consequentemente, os cientistas e a indústria são obrigados a se unir para descobrir e desenvolver tratamentos melhores para a dor e, dessa forma, atender à grande demanda por compostos novos e eficazes.

Se você sofre de alguma doença e gostaria de saber mais sobre a participação em ensaios clínicos, preencha o formulário e entraremos em contato para fornecer mais informações.

Faça sua inscrição online. É fácil, rápido e seguro.

©  2003 por CCBR Brasil Centro de Pesquisas e Análises Clínicas                                                                         

Rua Mena Barreto, 33 - Botafogo - Rio de Janeiro

Tel: 021 2527 - 79 79

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Google ícone social Places