Doença Respiratória

O que é uma Doença Respiratória?

Doenças Respiratórias, também chamadas de doenças pulmonares, são alguns dos estados clínicos mais comuns. Estima-se que milhões de pessoas sofram de alguma doença pulmonar no mundo todo. As doenças pulmonares mais comuns estão ligadas ao tabagismo, infecções e à genética.

Os pulmões são parte de um aparelho complexo, que se expande e relaxa por volta de 20.000 vezes ao dia, para trazer oxigênio e expelir dióxido de carbono. O sistema respiratório pode ser dividido em três partes; a traqueia, que se ramifica em dois tubos chamados de brônquios e que, por sua vez, se ramificam em tubos cada vez menores por todo o pulmão, chamados de alvéolos. Há diferentes tipos de doenças pulmonares, que podem estar localizadas em diferentes partes do sistema pulmonar. Abaixo, algumas das doenças mais comuns:

Asma 
Quando uma pessoa sofre de asma, as vias respiratórias estão constantemente inflamadas, o que pode ocasionalmente levar a espasmos, resultando em respiração ofegante e falta de ar. A asma pode ser provocada por alergias, infecções etc.

Enfisema
O enfisema é uma lesão pulmonar que faz com que o ar fique aprisionado nos pulmões. Isto faz com que seja possível para o paciente expulsar o ar. O enfisema é normalmente causado por tabagismo e longa exposição à poluição do ar.

Fibrose cística
A fibrose cística é uma doença crônica, genética e hereditária em que os pulmões têm má desobstrução de muco dos brônquios. Isto causa um acúmulo de muco, que pode resultar em repetidas infecções pulmonares.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) 
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) também é conhecida como Doença Obstrutiva Crônica das Vias Aéreas.
É uma doença pulmonar com uma incapacidade de exalar o ar de forma normal, causando dificuldades respiratórias. O DPOC é causado por partículas nocivas ou gás, mais comumente resultantes do tabagismo, o que provoca uma resposta inflamatória anormal nos pulmões.

Câncer de pulmão
O câncer de pulmão pode se desenvolver em qualquer parte dos pulmões. Há diferentes tipos de câncer de pulmão, o “carcinoma de células pequenas” e o “carcinoma de células não pequenas”. A localização e a disseminação do câncer de pulmão determinam qual o tipo e quais são as opções de tratamento. O câncer de pulmão é normalmente causado por tabagismo e longa exposição à poluição do ar.

A participação no estudo clínico é gratuita.

     Se você ficou interessado em saber mais sobre esse estudo clínico e possui os critérios citados acima, preencha nosso formulário "Quero ser voluntário!" e entraremos em contato com mais informações. 

Faça sua inscrição online. É fácil, rápido e seguro.

©  2003 por CCBR Brasil Centro de Pesquisas e Análises Clínicas                                                                         

Rua Mena Barreto, 33 - Botafogo - Rio de Janeiro

Tel: 021 2527 - 79 79

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Google ícone social Places