Como estou protegido?

Antes do início de um ensaio clínico, todos os participantes são apresentados a um Termo de Consentimento Informado. Isto é para a sua proteção, e significa que você está protegido contra pesquisas feitas sem o seu consentimento.
 
O consentimento informado significa que os profissionais de saúde explicarão detalhadamente o ensaio para você. Neste ponto você será informado sobre a duração do ensaio, os possíveis efeitos colaterais do remédio a ser testado, os seus direitos de desistir do ensaio e como o ensaio é considerado concluído.
 
Quando você entender plenamente o escopo do ensaio, você poderá decidir continuar e assinar o consentimento informado, mas lembre-se que você sempre terá o direito de dizer não. Mesmo que você tenha assinado o termo de consentimento informado, você terá o direito de desistir do consentimento sem precisar dar justificativas. Isto não afetará o seu tratamento contínuo de nenhuma doença.

 

Uma vez concluído o ensaio, você terá o direito de saber se você foi tratado com um remédio com princípio ativo ou com um placebo. No entanto, esteja ciente de que pode levar um tempo desde o momento em que a sua participação foi concluída até que todo o ensaio seja concluído.

Faça sua inscrição online. É fácil, rápido e seguro.

©  2003 por CCBR Brasil Centro de Pesquisas e Análises Clínicas                                                                         

Rua Mena Barreto, 33 - Botafogo - Rio de Janeiro

Tel: 021 2527 - 79 79

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Google ícone social Places