Dor devido à doença

O que é a osteoartrite?

A osteoartrite é um tipo de artrite causado pela degradação da cartilagem em uma ou mais articulações do corpo. A cartilagem funciona como um “absorvedor de choque” entre os ossos e as articulações. A Osteoartrite também é conhecida como “artrite degenerativa”. Há mais de 100 tipos diferentes de artrite, e a osteoartrite é a mais comum delas.

A osteoartrite ocorre com mais frequência com o passar dos anos. Antes dos 45 anos, a osteoartrite ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo masculino e, depois dos 55 anos, ela ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo feminino.

A osteoartrite normalmente afeta as mãos, os pés, a coluna e articulações que sustentam muito peso, tais como os joelhos.
Não se sabe a causa da maioria dos casos de osteoartrite, e casos assim são chamados de Osteoartrite primária; mas quando a causa da osteoartrite é conhecida, a doença é chamada de Osteoartrite secundária.

 

O que causa a osteoartrite?

A Osteoartrite primária está, na maioria dos casos, relacionada a processos de envelhecimento. O envelhecimento aumenta o teor de água das cartilagens e a cartilagem começa a se degenerar. Nos casos mais avançados, há uma perda total da cartilagem entre os ossos e as articulações. O uso repetitivo das cartilagens gastas pode irritar e inflamar as cartilagens, o que resulta em dores e inchaços. A perda da cartilagem resulta em aumento do atrito entre os ossos e as articulações. Isto leva a mais dores e limitação da mobilidade da articulação. A inflamação da cartilagem pode também estimular novos crescimentos ósseos, como esporões que se formam em torno das articulações.

A osteoartrite secundária é causada por males como a obesidade, traumas repetidos ou cirurgia nas articulações, articulações anormais no nascimento (anomalias congênitas), diabetes e outros distúrbios hormonais.

A obesidade causa osteoartrite pelo aumento da tensão mecânica sobre a cartilagem. A obesidade, juntamente com o envelhecimento, constitui o maio fator de risco para a osteoartrite nos joelhos. Acredita-se que o trauma repetido nos tecidos das articulações (por exemplo, ligamentos, ossos e cartilagem) leva à osteoartrite precoce nos joelhos.

Algumas pessoas nascem com má formação nas articulações (anomalias congênitas). Estas pessoas são particularmente vulneráveis ao desgaste mecânico, o que causa degeneração precoce e perda de cartilagem na articulação afetada.

Pós medicação da pesquisa

A participação no estudo clínico é gratuita.

     Se você ficou interessado em saber mais sobre esse estudo clínico e possui os critérios citados acima, preencha nosso formulário "Quero ser voluntário!" e entraremos em contato com mais informações. 

Faça sua inscrição online. É fácil, rápido e seguro.

©  2003 por CCBR Brasil Centro de Pesquisas e Análises Clínicas                                                                         

Rua Mena Barreto, 33 - Botafogo - Rio de Janeiro

Tel: 021 2527 - 79 79

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Google ícone social Places